domingo, 8 de novembro de 2015

A competição Modernista



O mercado de trabalho tem tornado-se cada vez mais competitivo, exigindo  mais qualificação por parte do trabalhador. Porém , por outro lado , grande parte da população não consegue chegar ao nível de ensino cobrado pelas grandes empresas, acarretando em  grande número de pessoas desqualificadas , o que acaba gerando  um aumento significativo    nos índices de  desigualdade social.
Existe hoje no Brasil, um número alarmante de  pessoas não alfabetizadas.  Muitas dessas não conseguem nem sequer ter acesso ao ensino público, o que agrava a situação. Com isso, apenas uma minoria  da população consegue chegar ao nível superior, que é muitas vezes a exigência mínima para obter-se  um bom cargo, com um salario digno. Outro fator  que tem comprometido muitas pessoas que não possuem  um bom nível de ensino, é a  mão de obra que  constantemente vem  sendo substituída pela tecnologia, cargos que antes exigiam muitas pessoas, hoje são  disputados pelos melhores na área, ou seja, menos empregos e mais qualificação .
Sabe-se ainda  que pessoas que não possuem  boas oportunidades, acabam por aceitar qualquer proposta de emprego, sendo que muitas vezes acabam  sendo explorados, com uma alta carga de trabalho, pouca remuneração e quase nenhum  benefício.
Portanto,  a escravidão que antes havia sido abolida, aos poucos mesmo que ocultada ,vem voltado à tona, tornando o cidadão parte de um mundo capitalista, no qual  apenas os que possuem recursos conseguem sobreviver de modo digno . A solução não será encontrada de um dia para outro, mas sim com um  investimento  adequado na educação, e a liberação de mais verbas estudantis, possibilitando que mais pessoas consigam  ingressar no mercado de trabalho, mais preparadas e qualificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário